como escrever artigos que convertem

Tempo de leitura: 6 minutos

Vender pelo blog? Como?

Banners? Milhares de links? Popup?

Não!

A resposta é: Escrever artigos que convertem!

Simples assim…

Mas, como escrever artigos que convertem?

Existem alguns pontos que devem ser considerados para atingir esse objetivo. Já falei disso aqui no blog e vou insistir na idéia. O ponto de partida é saber o que é conversão.

Entendemos por conversão toda ação que VOCÊ como dono do blog quer que seu visitante faça. Pode ser um comentário, compartilhamento, ir para outro artigo ou incluso a venda.

Qualquer ação que seu visitante faça é uma conversão.

Dito isso, você deve entender que as conversões têm graus de dificuldade. Não é o mesmo conseguir um comentário que conseguir uma venda.

Como eu sei que o grande objetivo de todos nos é saber como escrever artigos que convertem em vendas, vou detalhar 5 pontos que fazem com que eu possa escrever artigos que convertam. Essa habilidade foi melhorada depois de ter acesso à Demolição Digital. E foi essa informação a que me tornou o top 1 Afiliado do próprio curso aplicando as estratégias que ele ensina (Resultados ao dia da publicação desse artigo).

Antes disso, eu li e escrevi muito, pensando que, quanto mais artigos eu escrevia, maiores minhas chances de venda.

Os grandes problemas que eu enfrentei no começo foram:

  • O idioma. O português não é minha língua nativa, por isso no começo foi todo mais difícil. Ler para escrever faz parte, é necessário e eu tive que aprender na porrada a fazer as dois coisas de vez.
  • Não tinha ninguém para me ensinar. Não existia a quantidade de informação que existe hoje onde é possível aprender a escrever textos que convertem com maior facilidade. Na época era só eu e minha vontade de fazer acontecer.

Por isso eu acredito que depois de ler esse artigo, a sua forma de encarar seus próximos artigos será diferente. Tem um 99% de probabilidades de que você seja brasileiro, isso faz com que já tenha 50% menos dificuldade que eu tive no começo.

Atualmente existe muita mais informação que há dois anos, por isso, suas chances também aumentam.

É por isso que eu tenho certeza absoluta que se eu consegui e consigo escrever artigos que convertem você também consegue. São duas situações que eu tive que enfrentar e das quais você está liberado :)

escrever artigos que convertem

5 pontos para saber como escrever artigos que convertem

  1. Problema
  2. Identificação
  3. Conteúdo
  4. Solução
  5. Oferta

1.Problema

Nesse ponto é necessário identificar fatos que reforcem o seu artigo. Já ouviu: “contra fatos não há argumentos”, então, utilize isso a seu favor.

Por exemplo, se vou escrever um artigo sobre “O processo de emagrecimento”, iniciaria falando de quanto é difícil começar uma mudança de hábitos, sejam alimentares ou físicos. Falaria do percentual de pessoas que dizem começar “na segunda feira” e logo desistem depois de 3 ou 4dias.

Você pode utilizar fatos mais específicos, mas, no caso desse artigo esse primeiro problema (a dificuldade para mudar de hábitos) já interliga com o segundo ponto que é a identificação.

2. Identificação

Depois de ter colocado um problema na mesa, o seu leitor tem que se identificar com você, ou melhor, você tem que conseguir que ele se identifique com você.Tem que chegar ao ponto onde ele possa pensar “Esse cara passou pelo que estou passando”. Só esse fato já faz com que o leitor tenha confiança nas próximas linhas. As pessoas gostam de se sentir identificadas, gostam de saber que existem pessoas que passaram pelo mesmo problema. Assim, elas podem seguir o mesmo caminho.

Então, é muito importante que crie conexão entre você e o leitor através do texto. Assim vai conseguir escrever artigos que convertam.

3. Conteúdo

Nessa parte você tem a OBRIGAÇÂO de entregar algo que seja relevante para seu leitor. Assim ele vai perceber que você não está obcecado em vender algo. Nesse ponto, seu artigo já deve ter mais de 400 ou 500 palavras e até agora você não ofereceu nada. Isso cria confiança, isso quebra a barreira natural que todo leitor tem ao chegar a um artigo.

Conteúdo de qualidade. É isso o que você tem que entregar, não porque o conteúdo de qualidade seja um fator de posicionamento (isso é um grande mito) e sim porque é a traves dele que você vai conseguir converter uma visita em cliente.

Até aqui deve ter conseguido 3 coisas:

  • Que o leitor se identifique com o problema
  • Que o leitor se identifique com você
  • Que o leitor entenda que você está ai para lhe ajudar

4. Solução

Essa é a parte mais importante do artigo, aqui você vai tentar apresentar sua oferta sem agressividade.

Aqui é onde a maioria falha e por isso não faz vendas.

Palavras como “Compre”, “Adquira”, “o treinamento que mudou minha vida e pode mudar a sua” não funcionam!

Você deve apresentar a oferta de forma persuasiva e tranqüila, você “não deve tentar vender”, você deve conseguir que o leitor se interesse pela compra. São coisas muito diferentes.

Você já deve ter ouvido a frase: “As pessoas não gostam que você venda para elas, mas elas gostam de comprar”.

Isso aplica muito num artigo. Porque?

Porque as pessoas não chegam até um artigo com o cartão de credito na mão, elas chegam procurando resolver uma dúvida ou problema. É por isso que palavras que envolvam o ato de comprar não convertem tão bem assim.

O que fazer nesse caso?

Escreva uma historia, conte alguma experiência pessoal, crie algo que envolva mais ainda a experiência do leitor com seu artigo e nela detalhe como o produto que está promovendo ajudou a resolver o problema que citou no começo do artigo.

Assim você consegue reforçar a idéia geral do artigo. Então, você passou por uma seqüência que é:

Problema → identificação → Conteúdo → Solução (do problema através de uma historia que fará com que o leitor se identifique mais ainda).

5.Oferta

Se seu leitor chegou até esse ponto, ele está preparado para conversão. Ele passou por um funil no seu artigo e agora pode aceitar a recomendação que você sugere no artigo.

Faça uma oferta reforçando a parte da solução, mas, lembre-se de não utilizar diretamente a palavra “comprar”, não é que esteja proibido, você é livre de utilizar ela. Mas, eu tento na utilizar ela porque não trouxe resultados. Meus maiores resultados foram quando não utilizei essas palavras.

Aqui é bom dizer que os testes não são baseados num artigo só e sim em vários artigos que me rendem vendas até hoje.

Resumindo

Agora você já sabe como escrever artigos que convertem. Só precisa lembrar a seguinte sequencia:

Problema → Identificação → Conteúdo → Solução → Oferta (não invasiva).

Gostou do Artigo deixe um comentário e compartilhe com seus amigos . ah caso não conheça o DEMOLIÇÃO DIGITAL Clique Aqui e vamos ao topo.

Deixe um Comentário